quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Atividade aula 1 – A propaganda de 1800 – 1899 - Grupo: Ruan Henrique e Ian Oliveira

          A história da propaganda no Brasil começou em  1808, quando nasceu a a primeira empresa jornalistica chega ao país, a Gazeta do Rio de Janeiro, nosso primeiro jornal. Esse período publicaria o mais antigo anúncio de que se tem notícia: "Quem quiser comprar uma morada de casas de sobrado com frente para Santa Rita, fale com Joaquina da Silva, que mora nas mesmas casas...". O anúncio tinha o objetivo de vender uma casa, com uma linguagem fora da norma culta.

Por volta de 1860, começaram a aparecer os primeiros painéis de rua, bulas de remédios e panfletos de propaganda. Em 1809, foi publicado o primeiro anúncio de escravos. Ele informava: "Em 20 de agosto do ano próximo passado, fugiu um escravo preto, por nome Mateus, com os sinais seguintes: rosto grande e redondo, com dois talhos, um por cima da sobrancelha esquerda e outro nas costas, olhos pequenos, estatura ordinária, mãos grandes, dedos grossos e curtos, pés grandes e corpo grosso. Na loja de fazenda de Antônio José Mendes Salgado de Azevedo Guimarães, na rua da quitanda nº 64. Receberá quem o entregar, além das despesas que tiver feito, 132.800$ de alvíssaras". Esse anúncio tinha o objetivo de obter ajudar para encontrar o escravo fugitivo, trazendo todas as principais características dele. 
As principais propagandas da época eram propagandas de escravos, por conta de seu mercado movimentando. Segue agora, o exemplo de um anúncio de um escravo que trabalha de retirar pregos, fazendo do ser humano uma peça de trabalho, sendo "econômica e eficiente".

Resultado de imagem para anúncios de escravo brasileiro 1808 ate 1900

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Campanha Reposter Skol   Em 2015 a Skol foi muito criticada nas redes sociais por uma peça durante o carnaval, que sugeria que as pesso...