segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Atividade Aula 2- exercício 2 - Daniel Santiago e Rodrigo Giordani





Linha do Tempo Brahma a Partir de 1900
        Brahma é uma marca de cerveja brasileira criada em 1888, no Rio de Janeiro, pela Manufactura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia, que depois mudaria de nome para Companhia Cervejaria Brahma, e depois seria sucedida pela AmBev. A conhecida marca brasileira passou por grandes mudanças em sua história, afim de as demonstrar, está disposta abaixo uma            linha do tempo sobre a empresa a partir de 1900.

Rótulo da Brahma em 1900, segundo rótulo da marca.

















        Na ocasião, a marca já era de certa forma conhecida e querida, inclusive, nessa década, a Brahma recebeu a medalha de ouro, na comemoração do centenário da abertura dos portos no Brasil. Quanto ao rótulo, se percebe que era algo simples, em cores neutras, exibindo somente o nome da marca e informações básicas.


Rótulo da Brahma em 1925.


        Em 1918, ocorrem as primeiras apresentações da logo da Brahma em vermelho, como se pode ver, a característica continua em 1925. O fundo dourado remete a algo precioso, e não é à toa, já que nesse ano, começa a produção da Brahma Chopp engarrafada e seu lançamento se propagada pela composição da marchinha “Chopp em Garrafa”, composta por Ary Barroso e Bastos Tigre. Alguns anos depois, em 1928, ao adquirir o controle da Cia. Guanabara (antiga Gemária São Paulo) a companhia começa a produzir e a distribuir cervejas na região.

Rótulo da Brahma em 1971.

Primeira latinha de Brahma a ser produzida (produto para exportação).

         Em 1971, a Brahma lançou o que é para muitos, o seu rótulo mais bonito. A embalagem era disposta nas cores preta, dourada e vermelha, com o nome da marca escrito em branco. Um ano depois, em 1972, a Brahma lançou as primeiras embalagens em lata para as cervejas Brahma Chopp e Brahma Extra. O lançamento foi um sucesso, já que com o tempo, as cervejas produzidas em latas se tornariam as preferidas dos brasileiros. 
        Quase ao final da década, em 1978, a Brahma recebeu o prêmio Mauá como empresa que mais se destacou na comunicação e no atendimento aos acionistas. Acontece também o lançamento do novo curso da Brahma: Cervejeiro Prático. É o primeiro na América Latina.

Embalagem branca da Brahma, que foi comercializada nos anos 90 e início dos anos 2000. Essa, em especial, é a embalagem de 2008, comemorativa dos 120 anos da marca. 

        Por um longo período de tempo, a embalagem da Brahma foi distribuída na cor branca, que era associada à espuma e à pureza. A apresentação da logo da marca era feita em vermelho e também estavam presentes alguns detalhes em amarelo. 
        Esse foi um período de ouro para a propaganda da Brahma, que frequentemente lançava comerciais bastante populares e que são lembrados até hoje, seja pela qualidade ou por serem polêmicos. A marca teve também por muito tempo o cantor Zeca Pagodinho como seu garoto propaganda. Abaixo, vai alguns links de propagandas famosas da Brahma durante esse período. 

Interface do site da Brahma após o lançamento das embalagens vermelhas, em 2010.

Ação promocional da Brahma em 2010, após a mudança de cores em suas embalagens.

        Em 2010, a Brahma promoveu uma mudança de cor em sua embalagem, que deixou de ser branca e passou a ser vermelha, uma cor forte, que geralmente é usada por refrigerantes de cola. 
 Além da alteração gráfica, a logotipia recebeu atenção para um visual com maior tamanho e proximidade das letras, utilizada afim de aumentar a velocidade de leitura da marca, evitando o desconforto do raciocínio sobre a mudança e com efeito de “relevo” no logo que continua nos mesmos moldes até os dias atuais.
        A mudança de cores da embalagem promoveu várias propagandas, como por exemplo esta: https://www.youtube.com/watch?v=l6epCI6B_Jc 
        O ano de 2010 ficou marcado também porque nesse ano, a Brahma se tornou patrocinadora oficial da copa do mundo da África do Sul, ocupando o lugar cativo de marcas como a americana Budweiser.
        Para fechar essa linha do tempo, veja abaixo cartazes de propaganda antigos da Brahma, refeitos durante a campanha "Brahma. Há 128 anos, cerveja é assim que se faz", e em seguida cartazes de propagandas atuais. Através deles podemos  perceber a evolução não só dos rótulos da marca, mas também da sua propaganda, que além de apresentar artes mais modernas proporcionadas pelo avanço da tecnologia, também passou a realizar ações promocionais relacionadas a datas comemorativas, eventos esportivos e estilos de vida, através de abordagens quase sempre bem humoradas. 

Cartazes antigos da Brahma refeitos durante a campanha "Brahma. Há 128 anos, cerveja é assim que se faz".

Anúncio da Brahma Extra.

                                                 









                    









Anúncio da Brahma relacionado com futebol.



Anúncio de carnaval da Brahma.
Anúncio de uma promoção que envolvia times de futebol.



Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Campanha Reposter Skol   Em 2015 a Skol foi muito criticada nas redes sociais por uma peça durante o carnaval, que sugeria que as pesso...