A propaganda no Brasil: de 1950 a 1999


Foram 50 anos de prosperidade, crescimento, crises políticas, conquistas e muita apreensão. Embora datado de 1943, esse anuncio da Coca-cola, o primeiro anuncio brasileiro da marca executado no país representa bem o momento de prosperidade e as perspectivas positivas da marca em relação Brasil.


Primeiro anuncio Brasileiro da Coca-cola - 1943

Década de 50

O inicio da década é marcado pela chegada da televisão no Brasil. Através da iniciativa de Assis Chateaubriand, proprietário do grupo midiático Diários Associados, entra ao ar no dia 19 de Setembro em São Paulo a TV TUPI. A primeira emissora televisiva do Brasil. Para concorrer com o novo veículo, o rádio teve que se transformar.


                 A logo da TV Tupi - canal 6 - Um índio usando cocar de antena


Anuncio de Jornal - Inauguração da TV TUPI




Modelo de câmera importada dos Estados Unidos - 1950




Aglomeração em vários pontos da cidade para assistir a inauguração.




Modelo de TV da época - 1950

E como ficou a mídia rádio? 

Com a chegada da TV no Brasil, o rádio teve que se reinventar. Segmentou sua programação e se especializou as emissoras de Amplitude Modulada (AM)e de Frequência Modulada (FM). Os estilos variam a partir dos mais populares, com esportes (predominantemente o futebol), polícia, até o jornalismo com prestação de serviço, informações e música.

   


Os grandes artistas do Rádio migraram para a TV




E os jornais anunciavam a programação da TV Tupi - As novelas eram a sensação.


Modelo de TV mais moderna do final da década de 50.




Anúncio de revista - 2 cores: Extrato de tomate Elefante - Marca CICA



Anuncio patrocinado - O sitio do pica pau amarelo era um programa de TV patrocinado pela marca de sorvetes Kibon 




Campanha de 1954 para vender televisões Philco à prestações.

1950

Inicia-se a concorrência com a Televisão e com a Era da Imagem. É inaugurada a PRF-3 TV Tupi-Difusora, de São Paulo (18/9). Os elencos e principais programas das rádios começam a se transferir para o novo veículo. Ao rádio cabe inovar na programação.
A notícia recebe tratamento destacado. Vários radio jornais e boletins noticiosos (sínteses) são elaborados pelas emissoras, buscando igualar-se à audiência da Rádio Nacional. A iniciativa de Carlos Palut, com a Rádio Continental, de criar unidades volantes (Comandos Continental) para que os repórteres falassem direto do local dos acontecimentos, promove uma revolução no rádio informativo.

1951


20 de Janeiro de 1951 entra no ar a TV Tupi Rio de Janeiro. Desde então a televisão cresceu no país e hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade brasileira.

1954

Rádio Bandeirantes tenta um modelo inédito: a cada 15 minutos, um é dedicado à transmissão de informações.

Entra no ar a primeira rádio em FM, Rádio Imprensa, do Rio de Janeiro, que comercializava a programação em supermercados, em lojas e em escritórios.

1955

É inaugurada a TV Rio, aliando-se à TV Record, inaugurada em 1953, às Emissoras Unidas.

Inaugurada a Rádio Guaíba de Porto Alegre uma das primeiras emissoras a dedicar-se ao público classe AB, investindo no trinômio: música-esporte-notícia. Um ano depois, em 1958, transmite a Copa do Mundo, da Suécia, sendo a primeira a contar com o retorno no estúdio.

Também entra no ar em Porto Alegre a Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, primeira emissora universitária AM do Brasil, por obra de Antônio Alberto Goetze e Elyzeu Paglioli (18/11).

1957

Em agosto iniciam-se as transmissões entre cidades no Brasil, com um link montado entre a TV Rio e a TV Record, ligando as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, com a transmissão do Grande Prêmio Brasil de Turfe, direto do Hipódromo da Gávea no Rio de Janeiro.

1957/1958

Organização do Sistema de Rádio Educativo Nacional (SIRENA), pelo professor João Ribas da Costa, que contabilizou 47 emissoras na luta contra o analfabetismo. Em 1963, foi incorporado à Rádio Educadora de Brasília e extinguiu-se.

São comercializados em nível internacional os primeiros rádiosr receptores transistorizados com funcionamento a pilha.
1959 Rádio Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, uma das primeiras emissoras a integrar a música e a notícia, inova ao lançar o Serviço de Utilidade Pública (achados e perdidos).

1959

Em 1959 surge a TV Continental canal 9 no Rio de Janeiro, trazendo a novidade do vídeo-tape para o Brasil. Ela seria cassada em 1972;

Década de 60

Nos anos 60, o rádio adquiria novas dimensões. Algumas emissoras se dedicavam a ouvintes de classe A com músicas selecionadas, intercaladas com noticiários políticos nacionais e internacionais. A TV se fortalece em todo o Brasil. Nesta década é Fundada a ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV. E a propaganda gratuita, em ambos os meios é instituída. O golpe militar, que perdurou por duas décadas cria diversos atos institucionais de CENSURA. começa a perseguição, a extinção de programas e rádios. Goiás também sofre com a censura.



 
                         Repórter Esso vai para a TV - fortalecimento do noticiário



Garota propaganda - Merchandising Editorial - TIE IN




Pelé - o maior garoto propaganda do momento


Modelo de TV Colorida


1960

É inaugurada a primeira TV Excelsior em São Paulo, a segunda viria em 1963 no Rio de Janeiro.

Foram inauguradas as duas primeiras emissoras de televisão do Recife: TV Jornal do Commercio e TV Rádio Clube de Pernambuco. 

1961

A renúncia do presidente da República Jânio Quadros deflagra uma crise de governo. No Rio Grande do Sul, o governador Leonel Brizola utiliza a Cadeia Radiofônica da Legalidade, com mais de uma centena de emissoras liderada pela Rádio Guaíba, e garante a posse do vice João Goulart, o Jango, na Presidência.

Decreto presidencial regulamenta em 1961 o Movimento de Educação de Base (MEB), criado por Dom Eugênio Salles, com supervisão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), embora as ações da Igreja neste campo já existissem desde os anos 50.

Fundada a ABERT, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (27/11).

1962

É instituída a propaganda política gratuita no rádio e na televisão.

1963

Estabelecido o Código Brasileiro de Radiodifusão. É inaugurada a filial da TV Excelsior no Rio de Janeiro.


1964

O golpe militar de 31 de março, que perdurou até os anos 80, institui diversos atos institucionais que recrudescem a censura sobre os veículos de comunicação até mesmo extinguindo alguns programas radiofônicos.

No Rio Grande do Sul, é montada a Segunda Cadeia da Legalidade para resistir ao golpe militar. É coordenada pela Rádio Difusora de Porto Alegre, mas a tentativa não dá resultado.

Os gravadores cassetes, lançados pela Phillips no início dos anos 60, começam a chegar ao país.

1965

O Brasil é integrado ao INTELSAT, para transmissões de rádio e televisão via satélite.
Em 26 de abril de 1965, entra no ar a TV Globo canal 4 do Rio de Janeiro, embrião da Rede Globo de Televisão.

1966

Em março de 1966 a TV Globo compra a TV Paulista transformando-a em TV Globo São Paulo, primeiro passo para a criação da Rede Globo.

1967

Criado o Ministério das Comunicações e com ele o Departamento Nacional de Telecomunicações (DENTEL), órgão encarregado de fiscalizar as programações das emissoras de rádio e de televisão.

Em 13 de maio de 1967, começa a funcionar a TV Bandeirantes canal 13 de São Paulo, primeira emissora da Rede Bandeirantes.

1968

Em 1968 foi inaugurada a primeira emissora de TV educativa do Brasil: TV Universitária, da Universidade Federal de Pernambuco.

As ligações em FM, utilizadas como links para transporte do som dos estúdios aos transmissores, são proibidos. O governo decide distribuir estes canais, visando a expandir o número de emissoras, o que efetivamente ocorre em meados dos anos 70.

1969

Em 28 de fevereiro de 1969, inauguram-se no Brasil as primeiras torres de rastreamento de satélites pela Embratel, então uma empresa estatal, localizadas no município de Tanguá no Estado do Rio de Janeiro, ligando em linha direta o Brasil entre si e com o restante do mundo.

Rádio Cultura AM de São Paulo é estatizada, passando a fazer parte da recém-instituída Fundação Padre Anchieta.

Década de 70

A ditadura militar assombrava os veículos de comunicação graças ao Ato Institucional 5. O rádio não seria o único veículo a se adaptar aos tempos militares. A década consolidaria o Brasil como País do Futebol com o Tricampeonato mundial. E no final da década, a população vê os resultados da luta pela democracia. 


    Anúncio homenagem -  TV Colorado ao Brasil campeão do mundo  - Copa de 1970


Anúncio Colorido com fotografia - Kibon




Anúncio Colorido com fotografia - Meu primeiro gradiente. 
Um gravador com microfone para fazer gravações. 



Anuncio Ford Galaxie - violência contra a mulher



Anúncio em Gibis impressos - mídia da época. Campanha Caloi.  




Anúncio em Gibis impressos - Campanha Choquito - crianças inteligentes.



 Produto direcionado ao publico infantil.

 

Anúncio de cigarro: temas: juventude, esporte, diversão, status.



                               
Anúncio de cigarro ligado a moda, beleza e jovialidade


Anúncio de cigarro ligado a Status. Atente-se ao recorte da foto.

1970

Emissoras oficiais e privadas transmitem o Projeto Minerva. O programa é produzido pelo Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação e Cultura, e gerado pela Rádio MEC, do Rio de Janeiro. (04/10)

A Rádio Difusora de São Paulo foi a primeira a transmitir regularmente em FM no Brasil (02/12/1970).

A TV Excelsior (matriz e filial) saem do ar por decisão do governo.

1972

Em 31 de março de 1972, foi inaugurada oficialmente a TV em Cores no Brasil.

1973

Lançado pelo governo o Plano Básico de Canais em FM com incentivo à produção de radiorreceptores com faixa AM e FM. O número de emissoras em FM aumenta. O padrão seguido é o dos Estados Unidos com comunicadores de voz jovem, aplicando aos diálogos a informalidade, o humor, além de promover sorteios de brindes e rodar muita música.

1975

Governo cria a Radiobrás (Lei 6.301, de 15/12).

1977

Em abril de 1977 é cassada a TV Rio.


Década de 80

As rádios FM se consolidam como o novo canal de rádio. Graças automatização das emissoras, é possível escutar músicas 24 horas por dia. Em 16 de julho de 1980, foi fechada pelo governo federal a Rede Tupi, emissoras pioneiras da TV no Brasil, no ar desde a década de 1950. Silvio Santos inaugura o SBT - Sistema Brasileiro de Televisão. O Bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus compra a Rede Record.


Silvio Santos e Manoel de Nóbrega - Programa Praça da alegria

  
Anúncio  da marca US TOP - Público Jovem - liberdade


TV de Tubo, carcaça de madeira - sintonizador de canais na tv




Maitê Proença, estrela da TV, protagoniza campanha de Vídeo Cassete da Sony




Anúncio Colorido com fotografia - Staroup utilizando crianças posando como adultos (sensualização)




Anúncio Colorido com fotografia - Valisere
primeiro sutiã(sensualização)

1980

Inicia-se a automatização das emissoras de rádio. Até fins dos anos 90 o cartucho e a fita magnética são substituídos pelo MD (Mini disc), o disco de vinil pelo CD (Compact Disc), e o próprio rádio transmissor utilizado pelos repórteres é trocado pelo telefone celular, transformando cada profissional numa unidade móvel.

Na área da informática, os computadores são, gradativamente, implantados nos estúdios e nas redações. Do mesmo modo, as redes nacionais de telefonia são supridas de fibras óticas, essenciais para elevar a velocidade e aumentar a qualidade das transmissões.

A segmentação das rádios comerciais torna-se mais intensa a partir da metade dos anos 80.

1981

Começa em Sorocaba, interior de São Paulo, o movimento das rádios alternativas ou livres, que posteriormente se espalhou pelo país.
No dia 19 de agosto de 1981, Silvio Santos unifica suas emissoras fundando o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

1982

Rádio Bandeirantes AM, de São Paulo, transmite o radiojornal Primeira Hora via satélite.

1983

Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, é a primeira emissora AM a implantar o estilo para transmitir noticiário radiofônico 24 horas por dia, processo que se consolida nos anos seguintes. 

Em 5 de junho de 1983, é fundada no Rio de Janeiro, a Rede Manchete composta de canais no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e com representação em Brasília.

Instituído oficialmente o Sistema Nacional de Radiodifusão Educativa (SINRED), que funcionou até 1988. Em 1994, houve tentativa de reativá-lo, mas sem êxito.

1987

Em 1987 volta a funcionar a TV Rio que mais tarde seria vendida a Igreja Universal.

1988

A Constituição Brasileira de 1988 prevê a regulamentação de vários itens que abrangem os meios de comunicação social. Entre eles: as permissões para as rádios comunitárias (regulamentada em 1998), criação do Conselho de Comunicação Social (regulamentado em 2002).

1989

Desponta a primeira rede de rádio comercial via satélite: BandSat AM. A partir de 1990, outras emissoras passam a transmitir nesta modalidade, entre elas, a Jovem Pan e Transamérica.

Em 9 de novembro de 1989, a TV Record de São Paulo é vendida para o Bispo Edir Macedo, iniciando então a Rede Record de Televisão. 

Década de 90

Marcada por grandes acontecimentos e tragédias, o rádio teve grande participação nas coberturas de grandes eventos como a Copa do Mundo de 1998.
                                


                                               
Campanha DDD - Embratel


Campanha Kaiser - Baixinho




 Campanha mamíferos - Parmalat




Anuncio da Arisco - Rubens Barricello



TV de Tubo, carcaça de metal - sintonizador de canais pelo controle remoto


1990

Sistema de rádio por cabo é lançado, mas não se firma.

A primeira TV por assinatura no Brasil surgiu em 1990 nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, no sistema "MMDS", a empresa pioneira foi comprada no ano seguinte pela Editora Abril, que a transformou em TVA.

1991

No rádio AM, uma inovação: surge a primeira emissora all news do país, a Central Brasileira de Notícias (CBN). Em 1995, também seria pioneira neste estilo no rádio FM.

1993

Formada a Rede Conesul de Comunicação, agregando as rádios: Gaúcha (Porto Alegre/Brasil), Mitre (Buenos Aires/Argentina), Carve (Montevidéu/Uruguai), Ñanduti (Assunção/Paraguai) e Cooperativa (Santiago/Chile).

1995

A web comercial brasileira começa oficialmente neste ano (31/05), embora a primeira conexão tenha acontecido em 1991 e em 1994 a Embratel tenha oferecido os primeiros contatos à rede mundial. Muitas emissoras convencionais começam a experimentar as transmissões on-line pela world wide web (www) que tornou possível acoplar som, imagem e vídeo, além dos textos. As pioneiras a transmitirem a programação ao vivo foram a Gaúcha, Jovem Pan, Eldorado e CBN.

1996

Rádio CBN, de São Paulo, passa a transmitir a mesma programação do AM no FM, ampliando a audiência. A posteriori, a mesma medida é aplicada no Rio de Janeiro. Experiência pioneira no gênero foi registrada pela Rádio Eldorado em 1958.

- Surge a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (ABRAÇO).

197

Congresso Nacional aprova a Lei Geral das Comunicações, criando a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

- RadioFam da PUC do Rio Grande do Sul, web rádio universitária pioneira no País, entra na internet.

1998

Realizada a primeira transmissão experimental em DAB (Digital Áudio Broadcasting) no Brasil, em Foz do Iguaçu, no Paraná, durante Congresso da ABERT, pelo sistema europeu Eureka-147.

Decreto 26.615 regulamenta as rádios comunitárias (Lei n° 9.612, de 19/02/1998).

Entra no ar a Rádio Totem, com sede em São Paulo, considerada a primeira emissora brasileira com existência apenas na internet.

1999

Em 16 de maio de 1999 a Rede Manchete foi vendida a um grupo de empresários paulistas que fundaram a Rede TV!.


E a propaganda em Goiás: 


Walter Menezes, jornalista relata que  ele fundou no ano de 1956 a primeira agência, a WM Publicidade. Porém essa informação contraria os atuais registros que afirmam que a Cannes Publicidade, de propriedade de Zander Campos, aberta oficialmente em 1957 foi à primeira empresa desse segmento da comunicação na capital estadual. A verdade é que, de fato a primeira agência de publicidade que funcionou, e ainda funciona, nos moldes como a publicidade subdividida em departamento de atendimento, planejamento, criação e mídia. foi a Cannes. 

De acordo com Zander Campos, em 1953 houve uma tentativa de abertura de uma agência de propaganda em Goiás deu-se, sob o nome de Organizações Caçula. Essa iniciativa que não obteve êxito partiu de Isorico Barbosa de Godoy e do fotógrafo Hélio de Oliveira, funcionários do jornal O Popular e nem chegou a ser registrada na Junta Comercial porque teria funcionado por apenas três meses. 

A questão é que, após a abertura da WM Publicidade a profissão começou a ganhar contornos oficiais. No ano seguinte, em 1957, é fundada nos recintos da Associação Goiana de Imprensa a Associação Goiana de Propaganda. Essa entidade teve como fundador e presidente Isorico Barbosa de Godoy e dois vice-presidentes, Walter Menezes e Zander Campos. 

Uma década depois, nos idos de 1970 a propaganda goiana se reconhece, formada por profissionais autodidatas já que não havia em Goiás uma instituição voltada para o ensino de Publicidade e da Propaganda, que surge apenas em 1997 na Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás, começa a se destacar nacionalmente. 




Campanhas goianas Década de 80- anunciantes:Caixego, BBC e Agrobanco
Fonte: A Historia da Propaganda em Goiás - Iuri Rincon Godinho



                                
Campanha para lojas Onogás - Papai :Noel de agosto

Curiosidade:

No Brasil, a primeira transmissão de televisão deu-se por conta do leopoldinense Olavo Bastos Freire em 28 de setembro de 1948, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. A experiência pioneira aconteceu da sacada do prédio onde hoje é a Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). Olavo ficou com uma câmera e uma antena. As imagens captadas da Avenida Rio Branco foram transmitidas em uma TV de três polegadas, instalada na Getúlio Vargas, onde funcionava a antiga Casa do Rádio.

A TV Digital no Brasil teve início às 20h30min do dia 2 de dezembro de 2007, inicialmente na cidade de São Paulo, utilizando o padrão ISDB-t japonês, rebatizado no Brasil, com o nome fantasia de SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital), embora na verdade o sistema não contenha nenhum componente brasileiro, exceto o middleware Ginga.

Fontes:

http://projetos.eusoufamecos.net/radiofam/linha-do-tempo-do-radio-no-brasil/ehttps://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_televis%C3%A3o_no_Brasilhttp://inovandotec.blogspot.com.br/2013/10/linha-do-tempo-aparelhos-de-tv.html

Atividade da Aula:

Individual.

Cada aluno deverá fazer, com um parente próximo ou um amigo da família, uma breve entrevista rememorando suas lembranças sobre a publicidade no Brasil e em Goiás no período de 1950 a 1999. Verifique se ele se recorda, especificamente, de alguma campanha publicitária e procurem juntos na internet (pode ser vídeo, áudio ou impresso). 

Depois, sua missão é postá-la no Blog contando a historia do entrevistado. 

A postagem deve ter o seguinte título: Atividade Aula 3 - Entrevista - Aluno: (Nome e primeiro sobrenome do aluno)

Um comentário:

  1. Entrevistado= Ivana De Souza Lino Barbosa Lima
    Idade= 50 anos
    Profissão: Autônoma
    Propaganda No Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=wnD2t3oewnY
    Propaganda Em Goiás: https://www.youtube.com/watch?v=r1vYF6L5J_E

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