segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Atividade Aula 1- A Propaganda de 1800 à 1899. Grupo: Adriana Santos de Araújo e Victor Marçal de Souza Barbosa



De fato a primeira propaganda do Brasil não foi em 1808. De acordo com os fatos históricos, a primeira propaganda surgiu no ano de 1500,  quando Pero Vaz de Caminha descreveu  o descobrimento de novas terras, em carta, ao rei dom Manuel I,  de Portugal. 

[...]Nela, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares.

E esse meio publicitário (carta), permaneceu até meados dos anos de 1800, para quando de fato em 1808 com a criação da imprensa Régia- o primeiro jornal do país (oficial)- veio a ser lançado: A Gazeta do Rio de janeiro.



 O avanço no meio publicitário continuava em expansão; as bulas de remédios, painéis de rua e panfletos de propaganda(que nestes casos eram sobre a venda e procura de escravos, infelizmente) vieram com tudo no ano de 1860.






Já em 1875 surgiram as primeiras ilustrações em litogravura (criação de arte a base de um lápis gorduroso) e também aos anúncios em jornais com produtos como emulsão Scott farinha láctea Nestlé eram anunciados na Empresa de Publicidade e Comércio, como se fossem um classificados em dtamanho superior (comparando com o Gazeta do Rio), ou seja em 1891 o ritmo evoluiu ao ponto de unificar jornal classificados e agências de propaganda.












Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Campanha Reposter Skol   Em 2015 a Skol foi muito criticada nas redes sociais por uma peça durante o carnaval, que sugeria que as pesso...