segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Atividade Aula 4 - Rodrigo Rodrigues

DOVE

        Dove é uma marca de produtos de higiene pessoal pertencente à companhia Unilever. A marca abrange, porém, outros produtos, tais como xampus, condicionadores e hidratantes.
    O posicionamento da marca Dove frente à concorrência é muito bem definido. Suas campanhas mais recentes têm um apelo à valorização da beleza natural das mulheres.
    Por meio de um discurso focado principalmente em aspectos emocionais, a Dove conseguiu fazer com que o público se identificasse com a mensagem.
    Um exemplo disso é a campanha “Real Beleza”, em que mulheres eram chamadas para se descreverem para um retratista profissional que as desenhava.
    Em seguida, uma pessoa que essas mulheres haviam conhecido rapidamente antes da ação as descrevia para o retratista que acabava desenhando mulheres muito mais bonitas a partir da descrição das outras pessoas.

retrato tirado na campanha
    As palavras abaixo, foram retiradas de um texto publicitário escrito e divulgado pela própria Dove e pode ser conferido no site oficial da campanha: https://www.dove.com/br/historias-Dove/campanhas/real-beauty-sketches.html
Retratos da Real Beleza de Dove
    Se alguém te pedisse para descrever a si mesma, o que você diria? A imagem que temos do nosso corpo é tão bombardeada que sentir-se bonita pode ser difícil. Às vezes, não conseguimos ver nenhuma beleza em nós mesmas. Por isso achamos que nossa autoestima precisa urgentemente de uma ajuda.
    O problema é que somos tão bombardeadas por padrões de beleza inatingíveis – em revistas, na TV, em comerciais e nas redes sociais – que não valorizamos a real beleza em nós mesmas. Mais da metade das mulheres no mundo concordam com a ideia de que, no que se refere a sua imagem, elas mesmas são as que mais se criticam. Nossa percepção de nós mesmas é bem menos positiva do que deveria ser. Já que sabemos que sentir-se bonita é o primeiro passo para sermos mais confiantes e felizes, decidimos tomar uma atitude com relação a isso.
    Essa atitude foi um experimento de beleza ousado: os Retratos da Real Beleza. Pedimos a mulheres para descreverem a si mesmas, por trás de uma misteriosa cortina, a Gil Zamora, um artista forense treinado pelo FBI, que então desenhou seus retratos com base em suas descrições. 
    Foi então pedido a um desconhecido escolhido aleatoriamente para descrever a Gil a mesma mulher, para então ver a diferença entre as duas descrições. O resultado? Dois retratos completamente diferentes. Aquele baseado na descrição do desconhecido era mais bonito, alegre e preciso. Isso provou exatamente o que suspeitávamos: que você é mais bonita do que imagina. Para ajudar a inspirar milhões de mulheres em todo o mundo que não enxergam sua própria beleza, criamos um filme mostrando a reação daquelas mulheres aos seus retratos e o impacto da visão renovada delas mesmas.
    “Quando me pediram para participar do filme de Dove, eu nunca imaginei quão diferentes os retratos seriam”, disse Gil.
    “O que vou levar comigo é a reação emocionante que elas tiveram ao ver seus retratos pendurados lado a lado. Eu acho que muitas dessas corajosas mulheres perceberam que tinham uma percepção distorcida de si mesmas que afetou parte de suas vidas significativamente”.
Gil Zamora, um artista forense treinado pelo FBI

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