quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Atividade Aula 1 - Dupla: Amanda Neves e Rodrigo Rodrigues de Aguiar Filho

Para entender os modos como à publicidade é produzida e consumida no Brasil atualmente, é interessante buscar sua origem como técnica de produzir anúncios.
  Antigamente, a única forma de propaganda era boca-a-boca, até surgir o jornal.
As técnicas utilizadas para anunciar variam de acordo com o grau de complexidade das sociedades que dela se apropriam. 

A história da Propaganda Brasileira surgiu em meados de 1800, com a chegada da Família Real Portuguesa. Ela trouxe consigo a prensa tipográfica, o que tornou possível a primeira publicação ma Gazeta do Rio, nosso primeiro jornal. 
  
O anúncio inaugural, de imóvel, fundou os classificados.  Logo, os anúncios imperaram por todo século com propagandas de aluguel, compra, venda de imóveis, escravos, carruagens, que ofereciam produtos ou serviços. Na época, ninguém era cliente, e sim freguês. 

Foi com Tiradentes, com seus panfletos, seus cartazes e seus santinhos, que o Brasil conhece a primeira campanha política para a Independência.
O jornal foi criado em Londres por Hipólito da Costa, em 1806. Jornal, classificados, agencia de propaganda, o trio entra em cena em 1891, com a criação da “Empresa da Publicidade e Comércio”. No inicio do século, o radio trouxe os jingles, a imaginação e o sonho para a vida brasileira. No inicio dos anos 50, época da Radio Nacional, dos programas de auditório, das disputas de Emilinha e Marlene e dos Fãs-clubes organizados, apelidadas pelos cariocas de macacas de auditório.


Resultado de imagem para publicidade brasileira século passado 




Resultado de imagem para publicidade em 1800



Resultado de imagem para panfletos pela independencia no brasil

2 comentários:

  1. Existem conteúdos fora do contexto da epoca 1800 - 1899. reveja
    "Foi com Tiradentes, com seus panfletos, seus cartazes e seus santinhos, que o Brasil conhece a primeira campanha política para a Independência.
    No inicio do século, o radio trouxe os jingles, a imaginação e o sonho para a vida brasileira. No inicio dos anos 50, época da Radio Nacional, dos programas de auditório, das disputas de Emilinha e Marlene e dos Fãs-clubes organizados, apelidadas pelos cariocas de macacas de auditório."

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Campanha Reposter Skol   Em 2015 a Skol foi muito criticada nas redes sociais por uma peça durante o carnaval, que sugeria que as pesso...