segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Aula 2 – Resposta Atividade 2/2- Graziela Reis e Gabriel Pio

COCA- COLA:

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Os primeiros anúncios no Brasil apresentam o produto e, mais, ensinam o consumidor a degustá-lo. “Tome Coca-Cola bem fria. Uma Coca-Cola bem fria não só aplaca a sede, como também é deliciosamente refrescante”.

Coca-Cola Brasil
Na década de 1940, a The Coca-Cola Company se expande pelo Brasil. Em 1943 é a vez do estado de São Paulo ganhar sua primeira filial. O cartaz acima é de 1948


Nos anos 1950, o slogan “Isto faz um bem” marca as ações publicitárias da Coca-Cola. A frase foi tema da propaganda durante 14 anos.
Coca-Cola Brasil
Cartaz de 1952 mostra slogan “Isto faz um bem...”


No fim da década de 1960, o Brasil já tinha mais de 20 fábricas, que abasteciam todo o território nacional. As máquinas de post-mix, aquelas usadas em lanchonetes que misturam na hora o concentrado e a água com gás, chegaram nos anos 1970. O lançamento aconteceu em uma lanchonete do Leblon, em 1970, quando o país comemorava o tricampeonato mundial de futebol na Copa do Mundo da FIFA México 1970.
Coca-Cola Brasil
Anúncio de 1947

Coca-Cola Brasil
“Tudo vai melhor com Coca-Cola” era o slogan da empresa no fim da década de 1960

Em 1983, a campanha publicitária que marcou a empresa: “Coca-Cola é isso aí”. No fim dos anos 1980, já eram 36 franqueados. A Coca-Cola Brasil já atuava em projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos.


Uma campanha da Coca Cola que foi criada em 1986 e veiculado neste mesmo ano e em 1987.


A partir dos anos de 1990, os ursos polares dão o espetáculo. Os animais do gelo são, enfim, adotados pelo país tropical. A comunicação incorpora elementos de magia, fantasia, utopia.
Ícone da marca, o urso polar passou a estrelar as campanhas no Brasil a partir dos anos de 1990
Ícone da marca, o urso polar passou a estrelar as campanhas no Brasil a partir dos anos de 1990


A fase também é marcada por discussões em todos os níveis sobre o impacto do homem no planeta – a Conferência Eco’92 e o Protocolo de Kyoto são a expressão máxima da força que o movimento ecológico terá daqui para frente. E como resposta às preocupações em torno do meio ambiente, a Coca-Cola lança a Ref Pet, embalagem plástica retornável, com capacidade para 1,5 litro.
Resultado de imagem para Coca-Cola lança a Ref Pet


Na era 2000, a internet chega para revolucionar as relações em todos os âmbitos, criando uma hiper conexão e interdependência da sociedade. Os conceitos de ecologia e uso racional dos recursos do planeta ganham corpo e alma, mas, por outro lado, o consumo, agora impulsionado pela ascensão da classe C. A saúde e a boa forma conquistam papel de protagonista no espetáculo da vida. E a Coca-Cola continua a reinar.

Anúncio comemora a chegada de 2015 com uma arte feita com canudos. Próximos passos da marca envolvem o resgate do prazer de tomar uma Coca-Cola
Anúncio comemora a chegada de 2015 com uma arte feita com canudos. Próximos passos da marca envolvem o resgate do prazer de tomar uma Coca-Cola


Em 2016, foi anunciada a estratégia global de marca única, que, pela primeira vez na história da The Coca-Cola Company, reúne as versões da marca de refrigerante Coca-Cola em uma única campanha criativa: “Taste the feeling”, ou “Sinta o sabor” no Brasil. A nova estratégia estende o valor global e o apelo icônico da Coca-Cola original a todas as versões; celebra o prazer de beber uma Coca-Cola – qualquer Coca-Cola –; e reforça o compromisso de oferecer opções ao consumidor, permitindo escolher a Coca-Cola que mais se adapte a seu gosto e seu estilo de vida, em vários tamanhos de embalagens. 

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