segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Aula 2 - Resposta Atividade 2/1- Graziela Reis e Gabriel Pio


A propaganda no Brasil: os primeiros anos do Século XX (1900 - 1949)


1900 - 1910

A partir de 1900, com o surgimento da Revista Semana, inicia-se uma nova fase com uma linguagem menos agressiva, atualidades e preocupações literárias. Também surgiram as revistas Arara e Vida Paulista, que se mantinham através das propagandas.
 Além das peças publicitárias coloridas mostrando vinhos, cabeleiras postiças, corpetes, cigarros e teatros de variedades, anúncios de remédios avolumavam-se cada vez mais.


1910 - 1920

Em 1913 ou 1914, nasce a primeira agência de publicidade, na verdade não foi uma agência desde o começo, era uma firma que evolui no sentido da publicidade e logo se transforma em agência.
Na época da Primeira Guerra Mundial havia cinco agencias funcionando em São Paulo: a Eclética, A Pettinati, a Edanée, a de Valentim Haris e a de Pedro Didier e Antônio Vaudagnoti. Eram os mesmos anúncios de sempre que prevaleciam, na maioria das vezes de remédios, com algum avanço na visualização, mas sempre com o mesmo padrão de mensagem.
A Bayer foi a pioneira em fazer sucessivas campanhas, todas compostas de muitas peças. Anúncios com tá­tulos imaginosos, de sabor institucional, ou de um paralelismo ingênuo, ou ainda fortemente agressivos. Foram feitos para diferentes produtos séries e mais séries de anúncios. Na medida em que eram lançados novos produtos, a propaganda da empresa mais e mais se avolumava.

Ford - agente C. A. Corbett Publicado no jornal santista A Tribuna em 2 de janeiro de 1920.

1920 - 1930

Na década de 1920, vários temas foram abordados, em 22, propagandas sobre sabonete mostravam com nitidez a preocupação com a beleza e a estética.
Em 1926 fica mais explícito esse lado de preocupação com a estética com os primeiros anúncios sobre moda. Neste mesmo ano, pode-se perceber a presença cada vez mais acentuada das empresas norte-americanas. Com a vinda das marcas, também chegavam ao país a técnica norte-americana de propaganda comercial.

anúncio dos produtos Tayuya, sabão Aristolino e xarope Grindelia, de 1924

1930 - 1940

A crise de 1929 e as Revoluções de 1930 e 1932 foram acontecimentos que não só abalaram a economia e a vida do país, mas que também paralisaram a propaganda totalmente, bem na passagem do período de especialização (começo das agências), para a importação de modelos mais evoluídos. 
A Revolução de 1932 foi a implantadora da indústria no país. E com o aparecimento de uma indústria nacional, em um quadro amplo de evolução, a propaganda se desenvolveu mais rapidamente.
É nessa década também que surgem os programas relacionados a jingles e marcas, chamados de spots. Mesmo com o aparecimento de anúncios de cerveja, cigarros, pneus, cremes dentais e automóveis, os produtos farmacêuticos ainda são os maiores anunciantes.










Nessa época que surgem os primeiros outdoors, anunciando marcas com Chevrolet, Texaco, Ford, Goodyear e Pirelli. 

1940 - 1949

Em 1939, com o início da 2ª Guerra Mundial, homens ligados ao mundo dos negócios falaram a revista Propaganda o que eles achavam da situação brasileira diante a guerra.
Na década de 40 as atividades publicitárias foram as mais turbulentas, problemas surgiram, o decréscimo violento no movimento de anúncios, segundo Armando Almeida o período de 1941 a 1945, foram anos de guerra também para a propaganda, guerra das trocas comerciais.
Como tentativa de se reerguer, artistas e apresentadores eram usados para anunciar produtos que acabavam virando brindes para os auditórios. Outra estratégia usada foram as datas comemorativas criadas, como Dia das Mães e Dia dos Pais, para alavancar os anúncios.



Nasciam em 1949 os convênios entre agências de propaganda, juntamente com a Associação Brasileira de Propaganda (ABA) e o Conselho Nacional de Imprensa (CNI) tempos mais tarde surgia a Associação Brasileira de Agências de Propaganda (Abap).


 A propaganda Goiana


Em Goias, devido aos olhares voltados para o sudeste do Brasil, os anúncios comerciais não eram maioria na época. No momento de 1910 a 1920 no estado goiano a politica era o principal tema da publicidade. essas eram camufladas por meio de textos jornalísticos. Mas em 1917 a revista A Informação surgiu para defender os interesses da população goiana e auxilio na estagnação que o estado vivia. Não só jornais, mas os cartazes foram de muita importância na transmissão de propaganda em Goias.


















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