terça-feira, 17 de setembro de 2019

ATIVIDADE 1/2- Daniel Santiago e Rodrigo Giordani


BRAHMA


Rótulo Brahma de 1888: Ainda sem marca, havia três hipóteses para a escolha do nome: referência ao Deus hindu, ao compositor alemão Brahms ou ao inventor da válvula de chopp, o inglês Brahma. 
História da marca: Tudo começou quando o engenheiro suíço Joseph Villiger, acostumado ao sabor das excelentes cervejas europeias, resolveu começar a fabricar sua própria cerveja de forma artesanal em sua casa. Saboreada primeiramente entre amigos, sua cerveja acabou agradando a vários paladares e ficou tão famosa que ele, juntamente com os brasileiros Paul Fritz e Ludwig Mack, em 1888, inaugurou a Manufactura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia, na Rua Visconde de Sapucahi número 128, no Rio de Janeiro, lançando comercialmente a marca BRAHMA CHOPP, disponível nas versões clara e escura, inicialmente vendida somente em barris de madeira. No início, a pequena manufatura foi inaugurada com uma composição diária de 12.000 litros de cerveja, comercializada somente em barril, e com 32 funcionários.


Brahma na atualidade: Desde 1999, a Brahma passou a fazer parte da Companhia de Bebidas das Américas (AmBev). Atualmente, é a segunda marca de cerveja mais vendida do Brasil e a décima mais consumida no mundo, segundo o ranking da Euromonitor. Todo esse poder de mercado permitiu vincular a si por muito tempo, a imagem de um nome forte da cultura brasileira, o cantor Zeca Pagodinho, figura muito disputada entre as marcas de cerveja. Porém, talvez a maior demonstração de poder da Brahma tenha sido em 2010, quando os brasileiros se tornaram patrocinadores oficiais da Copa do Mundo da África do Sul, ocupando o lugar cativo de marcas como a americana Budweiser. Atualmente, o rótulo da marca é vermelho e a cor é bastante explorada nos comercias da marca, assim como a afirmação do sabor e da qualidade da bebida. A apresentação de flocos de gelo também é bastante frequente, causando sempre a ideia de refrescância, o que seduz o leitor a consumir o produto. 





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