- De 1900 a 1909:
- início da República;
- muitas revoltas e vários conflitos;
- o mundo se preparava para 1ª Guerra Mundial;
- linguagem menos agressiva, atualidades e preocupações literárias;
- peças publicitárias coloridas mostrando vinhos, cabeleiras postiças, corpetes, cigarros e teatros de variedades, anúncios de remédios;
- peças publicitárias nasciam da junção de vários elementos: “da literatura e do jornalismo a publicidade importou o texto; do desenho e da pintura, trouxe as ilustrações”;
- De 1911 a 1919:
- efervescência da guerra e politização;
- em 1913 ou 1914, nasce a primeira agencia de publicidade;
- anúncios convocando homens para o alistamento voluntário, mulheres para o trabalho nas fábricas ou no campo e a população inteira para a economia de gêneros alimentícios;
- vivia-se a chamada “guerra total”, em que os países envolvidos mobilizavam todos os seus recursos humanos e econômicos para sustentar o conflito;
Esse pôster, foi criado em 1917, ano em que os americanos entraram na 1ª Guerra
O menino Jeca Tatu de Monteiro Lobato, foi usado para divulgar as características da Ankilostomina e do Biotônico Fontoura. Um menino fraco e doente que se transforma graças a remédios eficazes personagem de propaganda. Hoje o que Monteiro Lobato fez de propaganda é um patrimônio dos Laboratórios Fontoura. Duas coisas o escritor conseguiu: uma foi aumentar as vendas do Biotônico, da Ankilostomina, do Maleitosan e a outra foi ensinar que o amarelão, a anquilostomose, era uma doença fácil de ser evitada e de se curar.
- De 1920 a 1929:
- propagandas sobre sabonete e moda mostravam com nitidez a preocupação com a beleza e a estética;
- presença cada vez mais acentuada das empresas norte-americanas;
- também chegavam ao país a técnica norte-americana de propaganda comercial;
- De 1930 a 1939:
- crise de 1929 paralisou a propaganda totalmente, bem na passagem do período de especialização (começo das agências), para a importação de modelos mais evoluídos;
- nessa época, os anunciantes eram lojas de departamentos, restaurantes, lanchonetes, xaropes, a agência Eclética criava seus grandes anúncios, e seu inovador lançamento os anúncios classificados;
- programas de auditório, onde o público participava, dava opiniões, eram pratos cheios para as propagandas;
- De 1940 a 1949:
- inicio da 2ª Guerra Mundial;
- as atividades publicitárias foram as mais turbulentas;
- decréscimo violento no movimento de anúncios;
- de 1945 á 1950, o país procurando corrigir as falhas no desenvolvimento econômico e social pós-guerra;
- grandes mudanças, evoluções, novos gêneros de se fazer propaganda, os slogans, jingles, promoções, crediário, entre outros;
02 - Tomaremos como referencial, para a produção desta linha do tempo publicitária, o Guaraná Antártica, que até certo momento foi conhecido por Guaraná Champagne.
Vejamos:
Este anúncio foi publicado nos anos 20, alguns anos após o lançamento da marca. Como se pode perceber, o anúncio ainda era em preto e branco, usavam-se várias fontes no mesmo anúncio, tudo isso porque tanto a tecnologia não era o suficiente para cumprir o papel de fazer bons anúncios, quanto não havia conhecimento teórico suficiente para tal.
Já nos anos 30, percebemos uma grandiosa mudança na forma como nos é apresentado o produto, tanto pela produção do anúncio, quanto pela elaboração mais rebuscada.
Na década de 50 a publicidade já havia avançado significativamente. Podemos perceber inclusive a inclusão da logo da marca no anúncio.
Mas foi na década de 60, cerca de 10 anos após o surgimento do primeiro curso de publicidade e propaganda no Brasil, que a publicidade começou a ganhar uma forma bem mais parecida com o que somos acostumados a ver nos dias de hoje. A fotografia já era usada com mais frequência, e os anúncios eram pensados de forma prática, com embasamentos em teorias reais.
Daí em diante, os avanços foram só se aproximando à nossa realidade atual, aparentemente houve um pico de evolução por volta dos anos 80/90.
Enfim chegamos aos dias atuais. Onde a Publicidade e a Propaganda atingiram um nível muito alto e significativo para nós, afinal estamos vivendo o mais rebuscado em questões tecnológicas e de habilidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.