A publicidade no Brasil, como conhecemos hoje, somente se desenvolveu após a chegada da corte portuguesa para o Brasil, e junto com eles, veio também a imprensa, a qual foi responsável pela criação de jornais e veiculação de anúncios dos mais diversos produtos, serviços, escravos, etc.
A imagem acima trat-se de um dos primeiros anúncios impressos no Brasil, sendo datado de 1808.
Um dos anúncios mais recorrentes era a veiculação de compra e venda de escravos, já que gerava dinheiro para seus donos, então sempre havia anunciantes e compradores(exemplo abaixo). Os anúncios eram super descritivos e nem sempre havia ilustrações, mas sempre havia o endereço para que o interessado pudesse ir até o local e saber mais a respeito.

A litogravura também fez parte desse período e também ajudou a ampliar o repertório e diversidade dos anúncios, pois deu opções para os jornais para criarem anúncios misturados a desenhos que fazem parte da identidade do anunciante, e acabam se tornando mais atrativos ao estar em jornais que não possuem tantas imagens.
Conforme o exemplo abaixo, foi um anúncio da Cerveja Holstia-Bier, veiculado no ano de 1894 pelo jornal O Estado de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.