Este blog é uma ferramenta didática da Disciplina Fundamentos de Publicidade do Curso de Publicidade e Propaganda 2019/2 PUC Goiás - Goiânia-GO, ministrada pela Ms. Patricia Quitero Rosenzweig com o objetivo de recontar a história da propaganda no Brasil e em Goiás.
Paginas
segunda-feira, 30 de setembro de 2019
Aula 1 - Resposta Atividade 1 - Fernando Mas
A publicidade no Brasil, como conhecemos hoje, somente se desenvolveu após a chegada da corte portuguesa para o Brasil, e junto com eles, veio também a imprensa, a qual foi responsável pela criação de jornais e veiculação de anúncios dos mais diversos produtos, serviços, escravos, etc.
A imagem acima trat-se de um dos primeiros anúncios impressos no Brasil, sendo datado de 1808.
Um dos anúncios mais recorrentes era a veiculação de compra e venda de escravos, já que gerava dinheiro para seus donos, então sempre havia anunciantes e compradores(exemplo abaixo). Os anúncios eram super descritivos e nem sempre havia ilustrações, mas sempre havia o endereço para que o interessado pudesse ir até o local e saber mais a respeito.
A litogravura também fez parte desse período e também ajudou a ampliar o repertório e diversidade dos anúncios, pois deu opções para os jornais para criarem anúncios misturados a desenhos que fazem parte da identidade do anunciante, e acabam se tornando mais atrativos ao estar em jornais que não possuem tantas imagens.
Conforme o exemplo abaixo, foi um anúncio da Cerveja Holstia-Bier, veiculado no ano de 1894 pelo jornal O Estado de São Paulo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Campanha Reposter Skol Em 2015 a Skol foi muito criticada nas redes sociais por uma peça durante o carnaval, que sugeria que as pesso...
-
A propaganda no início do século XX: - A Primeira Guerra Mundial (1914-1918); - Gripe Espanhola; - Expansão da industria Nacional Bra...
-
Linha do Tempo Brahma a Partir de 1900 Brahma é uma marca de cerveja brasileira criada em 1888, no Rio de Janeiro, pela Manu...
-
Cerveja Antárctica - 1910 de 1910 , a Cerveja Antarctica mostrava seu prestígio entre seus consumidores, e curiosamente ela usava uma cr...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.