segunda-feira, 23 de setembro de 2019

AULA 2 - 2/1 - Victória Santos Soares

HISTÓRICO DA PUBLICIDADE E PROPAGANDA NO BRASIL - PERÍODO DE 1900 a 1949

1900 à 1910

   Para iniciar essa análise histórica, vale ressaltar que é no ano de 1900 que surge a “Revista da Semana”, cujos anúncios têm uma linguagem mais formal. E outras revistas menores, como Vida Paulista e Arara, que se mantinham como anunciantes locais. 
   Neste período, os anúncios mais relevantes eram  os anúncios de remédio. E para fomentar determinados produtos, temos como forte característica, de 1909 a 1918 o uso de políticos como os “influenciadores” da decisão de compra da época. 


 1910 à 1920
Primeira agência de publicidade do Brasil - Eclética 

    1913 nasce a primeira agencia de publicidade, denominada “Eclética”. Na sua fundação, foram contratados artistas, escritores e ilustradores para construção dos materiais que seriam publicados. 
   Os anúncios eram veiculados nos principais meios de comunicação da época (revistas, jornais, cartazes e mala-direta), tendo como principais clientes a Ford Motor Co., a Texaco Co., Kolynos, Palmolive, Aveia Quaker, Sabonete Eucalol, Biscoitos Aymoré, entre outros.
    Vale ressaltar, que ao final da primeira guerra mundial, São Paulo já contava com 5 agências . 

1920 à 1930

    Ponto chave da década de 20, fica marcado pela chegada de um novo meio de comunicação: Rádio. Que foi um marco para a história da publicidade e da propaganda.  
    Esse novo veículo transformou a forma como os brasileiros consumiam informação e obtinham entretenimento. Desenvolvendo cada vez mais as maneiras de se comunicar com o consumidor. 
Tendo como seus maiores anunciantes a Casa Colombo, Bromil, Cigarros Veado, Biotônico Fontoura, entre outros.

Ford - agente C. A. Corbett Publicado no jornal santista A Tribuna em 2 de janeiro de 1920


1930 à 1940

   Neste período, vivenciamos a consolidação do rádio como meio de comunicação. Sendo que em  1933 contava com 50 mil receptores de rádio no Rio de Janeiro e 3 transmissoras em São Paulo; Chegando a  1938 com 10 emissoras só na cidade de São Paulo e 24 no interior do estado.
  Através do rádio, surgem assim os spots e os jingles associando as marcas a determinados programas de rádio. Os produtos farmacêuticos ainda são os maiores anunciantes, mas começam a aparecer também as cervejas, loterias, cigarros, automóveis e lubrificantes, pneus, lâmpadas e cremes dentais.




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