quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Atividade Aula 2- A propaganda de 1900- 1949- Grupo: Rodrigo Giordani e Daniel Santiago-Exercício 1


1900-1910:
        Com a chegada do século XX, há uma série mudanças no mercado da propaganda, a chegada de publicações periódicas possibilitaram um enorme avanço na qualidade da impressão dos anúncios e na introdução do uso de cores nos mesmos, um grande avanço em relação à propaganda das décadas anteriores. A chegada de publicações como a "Fon-Fon" e A Careta dá novos contornos à linguagem publicitária, impulsionando o uso de temas do cotidiano para o anúncio de alguns produtos, fazendo uso inclusive da sátira. Ao longo da década há a expansão notória das cidades, gerando a popularização de anúncios nas ruas, em bondes e o uso de cartões postais, buscando atingir um número cada vez maior de pessoas.
. Propaganda de 1905 da Casa Africana, com destaque para o avanço na produção gráfica da primeira década do século XX.
.Propaganda da água mineral Caxambú na revista Arará em 1905, com destaque pela presença de cores, grande avanço da primeira década do século XX.

          .1910-1920:
        Década marcada tanto pelo teor politizado (com destaque para os grandes políticos e pessoas de renome daquele contexto) e também para a introdução  dos anúncios produzidos por grandes empresas como a Ford, Gilette, Texaco, Nestlé e Colgate-Palmolive em publicações brasileiras, produzidos pela primeira agência de propaganda do Brasil, a Eclética. Outro destaque  Com uma continuação no avanço de técnicas de produção gráfica, com destaque para métodos de ilustração cujo efeito simulava o da fotografia. Ao final da década, 5 agências já existiam em São Paulo.
.Propaganda da farinha láctea Nestlé do ano de 1916

        . 1920-1930
        Com a grande urbanização das metrópoles e o avanço importantíssimo da chegada do rádio na década de 20. Em 1922, com a Semana da Arte Moderna, chegam as influencias do modernismo europeu e com isso, uma mistura com as raízes culturais brasileiras na produção artística daquele momento, outro fato de grande importância vindo dos anos 20 foi a chegada do rádio no país, possibilitando o início de um grande passo em todo o meio da comunicação. Ao longo da década, chegam as grandes empresas como a General Motors e também as primeiras agencias internacionais, como a J.W. Thompson. Com a chegada do automóvel, houve grande impacto na população, tanto no meio da propaganda, quanto na própria visão de status naquele momento. Em 1929, ocorre a quebra da Bolsa de Nova York, fato que gerou o período conhecido como a Grande Depressão, fato que afetou vários países, inclusive o Brasil. Com a crise, houve a queda das conotações do café brasileiro no mercado internacional, levando muitos cultivadores a falirem e consequentemente favorecendo o avanço do setor industrial e sua  iinfluência sobre a economia brasileira.
.Anúncio do Guaraná espumante de 1921.


.Anúncio de veículos da Ford no Brasil em 1926.

        .1930-1940
      A década de 30 trouxe o início da expansão da linguagem publicitária no Brasil, impulsionada pelo grande avanço da chegada do rádio na década anterior, em 1932 houve o início da regulamentação da propaganda por meio de tal veículo. O rádio possibilitava que  a propaganda tivesse um contato consideravelmente mais forte com a população, atingindo a imaginação das pessoas através do uso da fala, efeitos sonoros e da construção de situações possibilitadas pelas inovações vindas da mídia, sua importância para a população daquele momento histórico era tamanha que ele passou a ocupar o centro das salas de estar da grande maioria das casas, aumentando ainda mais o potencial da publicidade de atingir seus objetivos.
         Os anos 30 viram também a chegada de Getúlio Vargas ao poder federal através de uma revolução e, com isso, houve em 1932 o Movimento Constitucionalista, mobilizando a população contra as tropas federais e a ditadura que foi estabelecida, o movimento foi responsável por um intenso trabalho de propaganda, onde cartazes buscavam atingir a população e a convencer a se juntar ao movimento. A revolução não obteve sucesso e em 1939 foi criado o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), que passou a patrulhar toda a produção cultural do país e perseguir todos aqueles que iam contra as ideias do Estado Novo.

.Cartazes convocando a população a se juntar contra a ditadura de Vargas.

        .1940-1949
           A década de 40 trouxe um fortalecimento da influencia norte-americana para a sociedade brasileira, o "american way of life" era difundido não só através da propaganda tradicional, mas também através da indústria cinematográfica, com o uso de celebridades para difundir uma série de padrões de comportamento, fortalecendo a aquisição de bens de consumo como eletrodomésticos, televisores, produtos de beleza, etc. Tais mudanças tiveram uma intensificação ainda maior após a Segunda Guerra Mundial, gerando mudanças na política nacionalista de Getúlio Vargas, essas que impediam a chegada de produtos importados para fortalecer a produção nacional, com uma aproximação com os Estados Unidos após o apoio brasileiro aos aliados durante a guerra e uma intensificação ainda maior de influencias vindas da Política de boa vizinhança do governo Roosevelt.

                     .Exemplo da propaganda da década de 40 no Brasil, fazendo uso das figuras da atriz Ava Gardner e de Carmen Miranda.

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