quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Atividade aula 2- A propaganda de 1900-1949 grupo: gabriel pereira e brenda bessas

1900 - 1910

A partir do ano de 1900, com o surgimento da revista Semana, começa um tempo de uma propaganda menos agressiva e também nessa mesma época surgiu outras revistas que se mantinham por meio da produção de propaganda. E os anúncios que se tornaram grandes foram: Vinho Baruel, Loteria Sao Paulo e outros.

VINHO BARUEL

 Resultado de imagem para vinho baruel

Loteria Sao Paulo 

Resultado de imagem para loteria sao paulo


1910-1920

Em 1913 ou 1914, nasce a primeira agencia de publicidade, na verdade não foi uma agencia desde o começo, era uma firma que evolui no sentido da publicidade e logo se transforma em agencia. Segundo Júlio Cosi, nos começos da Eclética “os jornais eram quase os mesmos de hoje, mas extremamente pobres em publicidade”.
Na época da Primeira Guerra Mundial havia cinco agencias funcionando em São Paulo: a Eclética, A Pettinati, a Edanée, a de Valentim Haris e a de Pedro Didier e Antônio Vaudagnoti. Folheando jornais de São Paulo e Rio de Janeiro nos anos de conflito europeu, não se notava grandes mudanças. Eram os mesmos anúncios de sempre que prevaleciam, na maioria das vezes de remédios, com algum avanço na visualização, mas sempre com o mesmo padrão de mensagem.
brahma_1910

1920-1930
Na década de 1920, vários temas foram abordados, em 22, propagandas sobre sabonete mostravam com nitidez a preocupação com a beleza e a estética. Em 1926 fica mais explí­cito esse lado de preocupação com a estética com os primeiros anúncios sobre moda.


Resultado de imagem para anuncio e, 1920 moda
kolinos_1930


1930-1940
A primeira fase da propaganda no Rádio foi marcada pelo pioneiro Sangirardi Jr., essa se destacou pelos programas de grandes dimensões, musicais, locutores, programas de auditório, rádionovelas, com grandes recordes de audiência.Na década de 40 as atividades publicitárias foram as mais turbulentas, problemas surgiram, o decréscimo violento no movimento de anúncios. O período de 1941 a 1945, foram anos de guerra também para a propaganda, guerra das trocas comerciais. 







1940-1949
Em 1939, com o inicio da 2ª Guerra Mundial, homens ligados ao mundo dos negócios falaram a revista Propaganda o que eles achavam da situação brasileira diante a guerra. Eles não se preocupavam, a guerra não traria modificações ponderáveis, segundo Adolfo Milani. Apenas Alcindo Brito mostrou-se cauteloso, sua preocupação estava certa “... a fogueira da Europa afetaria em parte os negócios no Brasil”.Na década de 40 as atividades publicitárias foram as mais turbulentas, problemas surgiram, o decréscimo violento no movimento de anúncios, segundo Armando Almeida o perí­odo de 1941 a 1945, foram anos de guerra também para a propaganda, guerra das trocas comerciais. Já o perí­odo de 1945 á 1950, o paí­s procurando corrigir as falhas no desenvolvimento econômico e social pós-guerra.Nesse mesmo perí­odo, as radionovelas Manhã de Sol de Oduvaldo Viana, Sí­tio do Pica-pau Amarelo de Edgar Cavalheiro, os radioteatros como o grande “Em busca da Felicidade” e os programas de auditório estavam em evidência.Os produtos anunciados viravam brindes para o auditório, centenas de produtos eram anunciadas por artistas e apresentadores, as vitrines se sofisticavam para atrair mais ainda os consumidores. Grandes empresas e os grandes anúncios se multiplicavam, como por exemplo, a Coca-Cola.
cocacola_1940lever_1940philips_1940














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Campanha Reposter Skol   Em 2015 a Skol foi muito criticada nas redes sociais por uma peça durante o carnaval, que sugeria que as pesso...